Benefícios da Proteína Natural

Atualizado: 10 de Set de 2018

A  proteína é um  nutriente fundamental que traz inúmeros benefícios para a saúde.  O seu consumo é fundamental para a construção e reparação das células, tecidos, músculos, ossos, hormonas e parte do sistema imunológico.


Os alimentos mais ricos em proteína são os de origem animal como o leite, o ovo, a carne, o peixe e os derivados de leite, como o iogurte. Além de estarem presentes em grandes quantidades, as proteínas desses alimentos também são de melhor qualidade, sendo mais facilmente utilizadas pelo organismo.


Além destas, existem também proteínas vegetais e podem ser utilizadas numa dieta equilibrada para manter o bom funcionamento do corpo. As proteínas vegetais são as componentes essenciais para uma dieta vegan e podem ser encontrados em alimentos como os espinafres, os brócolos, os cogumelos, o pepino, o tomate e a couve-flor.


Podemos encontrar proteínas tanto nos alimentos de origem animal como vegetal, mas numa alimentação equilibrada devemos ingerir diariamente alimentos das duas origens.


As vegetais são consideradas incompletas por serem pobres em variedade de aminoácidos essenciais.

A proteína de origem animal, é considerada completa por conter todos os aminoácidos essenciais.

Para além das proteínas naturais de origem animal e vegetal, existem também proteínas em pó.



Quais as vantagens da proteína natural comparativamente à proteína em pó?


1. Muitos dos suplementos de proteína em pó são mais caros comparando com a proteína natural que se pode obter com facilidade através de alimentos naturais, como leite, iogurte, ovos, carne...


2. Ao contrário das proteínas naturais, a maioria das proteínas em pó são altamente processadas. Este processo de isolamento da proteína começa com a separação da proteína do alimento original, através técnicas de ionização, ou de lavagens com álcool, ou lavagens com água. Depois é feito um processo de filtragem, ao final do qual, tudo, excepto a proteína, foi eliminado.


3. A maioria das proteínas em pó, contêm adoçantes artificiais, corantes, aromatizantes, para que tenham um sabor mais apelativo, pelo que estão muito longe de ser um alimento natural e ainda habituam o paladar ao doce.


4. Ao serem misturadas numa bebida e não num alimento que mastigamos, saciam menos do que alimentos naturais.


fonte: http://www.eligenutricion.com/proteina-en-polvo-vs-proteina-natural/

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo